Pós-graduação Lato Sensu em Fitoterapia na Prática Clínica

Associação Brasileira de Fitoterapia

IMPORTANTE: A ABFIT assumiu a administração integral da Turma 3 do curso. Quaisquer dúvidas em relação à nova turma, favor entrar em contato diretamente com a ABFIT (21) 3349-5718 ou com a Coordenadora Maria Angélica Fiut (abfit@abfit.org.br)

O curso é voltado para a prática em fitoterapia e por este motivo contamos com aula prática no Ambulatório de Fitoterapia que a ABFIT possui no Hospital Federal do Andaraí.

Local: Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Coordenação: Maria Angélica Fiut – Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).

Público Alvo: Médicos, Nutricionistas, Farmacêuticos e alunos formandos em 2017.

APRESENTAÇÃO

O uso de plantas medicinais é uma prática milenar em saúde que veio crescendo e hoje ocupa espaço inclusive na saúde pública do País. O reconhecimento da fitoterapia como prática terapêutica segundo as diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), despertou o interesse de diversos profissionais em incorporar conhecimentos que fundamentem essa prática.

A ausência de disciplinas curriculares em fitoterapia na formação universitária do profissional que atua no setor de prática clínica e a crescente demanda do uso desta prática pelo profissional levou os diversos conselhos a discutir a prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos pelos profissionais e solicitar a especialização para a prescrição.

Objetivo Geral: Capacitar os profissionais nutricionistas, médicos e farmacêuticos para atuar de forma eficaz na prática em fitoterapia.

Objetivos Específicos:

1-    Especializar os profissionais em fitoterapia, preparando-os para a formulação e prescrição de fitoterápicos, na abordagem das patologias comuns a cada área de atuação.

2-    Oferecer informações atualizadas sobre as áreas específicas ligadas a fitoterapia, incluindo, etnobotânica, fitoquímica,  fitofarmacologia, associação de extratos, e especificidades de extratos vegetais e medicamentos fitoterápicos

Duração: 18 meses

Carga horária: 384 horas

Horário das aulas: primeiro final de semana de cada mês (exceto quando houver feriado), das 8:00 as 18:00 horas.

 

GRADE CURRICULAR:

gradefito

Documentos necessários:

Profissionais:

• 1 foto 3×4;

• Cópia da carteira de identificação profissional;

• Cópia do diploma de graduação;

• Cópia da identidade e CPF;

• Cópia do comprovante de residência.

 

Alunos formandos em 2018

• 1 foto 3×4;

• Declaração da instituição de ensino informando que são prováveis formandos em 2015;

• Cópia da identidade e CPF;

• Cópia do comprovante de residência.

 

Mais Informações ligue:

(21) 3349-5718 (ABFIT)

https://abfit.org.br/fale-conosco